Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Críticas a Enciclica do papa: Salvo pela Esperança (2007)

Acabei de ler a carta encíclica do Papa Bento XVII - SPE SALVI -(Salvos pela esperança) editada em novembro p.p. É um apontamento sobre a busca do sentido e razão da fé, donde o homem não é mais guiado pela razão, pela ciência, pelas leis na natureza, da causalidade da matéria, do universo, mais sim guiado por Deus. É redenção do sofrimento, do abandono. Critica Karl Marx, Francis Bacon que depositou esperança na ação do homem na história, na ação política. 'Este caminho é do desterro, sofrimento, quem encontrou o caminho, guiado pela esperança, passará para o novo mundo. Levar luz para um mundo sem esperança.
O papa escreve a carta tendo como ponto de partida o problema do existencialismo personalista de E. Monier, e sugere atitude como hypostole (Carta aos Hebreus, 10,39) como paciência. Conclui a obra apontado práticas de esperança: oração ('primeiro e essencial lugar de aprendizagem da esperança); ação; o sofrimento ou sacrifício; e o Juízo Final.
Contrapoe a esperança comunitária com a individual (privada). A salvação comunitária, segundo Bento XVI, é resultado do salvo (homem com vida bem aventurada-feliz). A metodologia é: cuidar, cada homem salvar a sua alma (lembram das missões com aquelas cruzes e os dizeres: 'salve a tua alma') e na somatória teremos uma sociedade salva com os espírito de Deus.
O método de escrita teológica, diferentemente dos teólogos do Cristianismo da Libertação, parte da duvida teológica, fundamenta na Bíblia, nos documentos da tradição da Igreja e retoma a conclusão. Os problemas existenciais, da vida material do homem são apenas aporte para justificar a dúvida teológica e alinhavar a conclusão.
Se - Spe Salvi facti sumus - é na esperança que fomos salvos, conforme São Paulo aos romanos(Rm 8,24) na carta aos Romanos, exclui a luta por libertação. O principal problema para o papa, na atualidade é o ateismo, (pode ser para a Europa) mas o grande maioria do mundo é a fome, a miséria e dominação política, economica e ideológica. Orar e ter paciência é reforçar os argumentos dos críticos da religião 'como o ópio do povo', povo que passa fome e classe média ingenua-iluminista.

sábado, 22 de dezembro de 2007

População do PR - IBGE - indagação.

Segundo Nilo Batista, do IBGE, o PR reduziu o crescimento populacional - 2007. A população do PR cresceu, 7,5% entre 2000 e 2007. O crescimento anual do PR foi de 1,4o% e o Brasil 1,64%. O PR com uma população de 10,284,503 habitantes. A pergunta: quais os motivos de tal redução? Há no PR 17 mil casais de homossexuais.

sábado, 15 de dezembro de 2007

Os perdedores e ganhadores da negação da CPMF

A derrota do governo na questão da CPMF no Senado (13/12) expoe o jogo de classe e os interesses sobrepostos na jogada política. Frente a resistência da oposição (PSDB/DEM/PSOL) os governistas montaram uma estratégia - jogando o resultado(bomba) para o colo da oposição. É notório que crescerá os limites no serviço precário de saúde- SUS - e o povo pobre usuário(maioria da população) na sua filosofia do 'senso comum' concluirá que a culpa será de quem? Da oposição. Mas a oposição iluminista - idealista - desconectado com a capacidade do pensar da patuléia, acreditam na PIG - Partido da Imprensa Geral - como opinião pública. Coitados, necessitam de alguns sociólogos com capacidade de investigar o imaginário popular.
O vencedor desta batalha é o governo - que a mídia pintou de perdedora; os perdedores são o povo e a oposição.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Os bancos e o domínio da economia

As regras definidas pelo Copom aos bancos brasileiros significam um remaxe nas finanças dos consumidores dos serviços bancários, donde quem perde são os de sempre. No ano de 2006 os bancos obtiveram um lucro de 23% acrescidos das tarifas. O lucro do banco HSBC foi de R$986 milhoes de reais e projeta para 2007 acréscimo de 20% sobre este valor.
Se a inflação de outubro é de 0,30% e no ano 3,70% - pergunto: como pode o banco cobrar 10,87% ao mês ao usuário necessitado do cheque especial? É pura agiotagem. Se o Ministério Público e a Justiça funcionasse realmente haveria controle.
Acreditei que o Governo Lula iria controlar tal desmande, mas me enganei. Os bancos controla a economia. Pior, controlam até os bancos públicos: BB - Brasil; e CEF - Caixa. Os neoliberais do Banco Central, resquício do governo FHC, permanecem e controlam as decisões financeiras para os donos do poder.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Análise dos TCCs - curso de Administração.

Na Faculdade Uninorte, dondo sou docente, participei da banca de Avaliação dos TCCs - Trabalho de Conclusão de Curso - de Administração, nesta quinta-feira (06/12) percebi que os futuros administradores com enfase em marketing estão habilitados para administrar o capital e o sua relação com o trabalho, prevalece a visão estruturalista do mundo. No capítulo 2º da obra de Max Weber 'A Ética protestante e o espírito do capitalismo' o autor aponta que o espírito infiltra nas interfaces da cultura e determina um modo de ser e viver. Carecem os discentes de uma visão de classe social. Amém.

domingo, 25 de novembro de 2007

Educação. concurso publico no PR.


Neste domingo, concurso público para professores do Estado do Paraná. É preciso situar o salário dos docentes, cujo teto não passa de R$700,00. Todas as profissões passa pela docência por isso deveria ser valorizado. A mercantilização da educação e o mercado de reserva cuja mão de obra (na venda da bela mercadoria imaterial) induz a uma sociedade sem educação. Os MCS des-educam, e os trabalhadores educados nos bancos escolares produzem bens sem ética e valores, vide os tipos de jornalistas da revista (IN)Veja, que aceitam registrar mentiras.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Dia da Consciência Negra

No dia 19 de novembro comemoramos o Dia da Consciência Negra - consciência dos negros da sua situação de negritude e dos brancos no combate a política do embraquecimento. Nas faculdades particulares, em sua maioria população trabalhadora, não compreende a política de cotas do governo Federal. Viva o negro e sua negritude. Minha vó Ana Maria morreu em19.07. 1996 - com 116 anos, foi filha de senhor de engenho no norte de Minas Gerais e foi levada para um quilombo - comunidade de quilombola, casou-se com um negro e deste relacionamento surgiu este ser inacabado que sou eu. Amém

domingo, 7 de outubro de 2007

Cultura de Massa e fidelidade partidária.

Neste domingo, pensei sobre a cultura de massa, cultura popular e cultura política, frente a descisão da TST de por fim a infidelidade partidária. Mas tudo isso é um simulacro.
O sociólogo Edgar Morin disse que a 'a cultura de massa é um fenômeno tipicamente da sociedade pós-industrial que expressa a dialética produção/consumo gestado artificialmente no contexto da industria cultura.
A fidelidade partidária tem a ver com os partidos que não tem identidade partidária. É duro ser fiel a uma prostituta.

sábado, 29 de setembro de 2007

कोन्वेर्सा दे सेमिडानो.

É त्रिस्ते लेर अ कोलुना डॉस ventrílogos द "'एलिट" irrascível। क्लौदियो हुम्बेरतो द फोल्हा दे लोंद्रिना (२९/०९/२००७ - गरल प। ४) अफिर्मा कुए 'नोस ११० एनोस द अकादेमिया, ओंतेम, José सरने फलोऊ दिंते दे लूला सोब्र अ फिगुरस कुए ओ प्रेसिदेंते नेम सुस्पिता कुए एक्षिस्तिरम्, कामो मचदो दे अस्सिस। तल afirmação é दे ताँता बनालिदादे दे पर्सिअलिदादे कुए पेर्गुन्तो: कुअल critério उतिलिज़ा परा अफिर्मर ओ देस्कोन्हेसिमेंतो दे लूला? É पुरो प्रेकोन्सेइतो कोंट्रा ओस द क्लाससे दे बैक्षो। नुमा विसिता अ Penitenciária दे लोंद्रिना - पेल - कॉम मूस अलुनोस दे दो कर्सो दे दिरेइतो (उनिनोरते), कोन्वेर्संदो कॉम ओ प्रेसोस सोब्रे नातुरेज़ा डॉस क्रिमेस ए क्लाससे सोशल द vítima। पेंसी, कॉम मूस बोतोएस , कामो से comportará ओ सिस्टम से ओस क्रिमोनोसोस सेन्त्ररेम सुअस ações अपेनस ना एलिट कुए são पौकोस ए टेम मैओरेस वोलुमेस दे रेंदिमेंतोस। से दिस्सेर्मिनर तल idéia नो मियो डॉस अलुनोस पोस्सो सेर अचुसदो दे अपोलोगिया ओं क्रीम। कुए तल ओ लूला 'कार्कार ' उम् प्रोसेस्सो कोंट्रा ओ कोलुनिस्ता आसिम, पोर प्रेकोन्सेइतो, इन्जुरिया ओ calúnia? मस इससे 'गुवेर्नो' (फल द ventríloga - मिरिं Leitão/ग्लोबो) é उम् cagão.

domingo, 23 de setembro de 2007

म्िअ - अ ओपिनि não é ओपिनि pública


Os Midianos - MSM MSM – Movimento dos Sem Mídia – criado por Eduardo Guimarães (veja o site http://www.cidadania.com/ ) que mobilizou 200 pessoas e entregou um Manifesto do MSM a Folha de São Paulo, na capital, no dia 15/09/2007. Neste domingo já tem mais de 700 pessoas filiados ao movimento dos midianos. A parcialidade da mídia é uma vergonha. O editorial da Folha de Londrina (proprietários: família Vieira) neste domingo, 23/09/2007, p.2 afirma ‘já que o governo não cria riqueza, quem paga o alto custo da máquina pública são os contribuintes’ Acrescenta que as ‘despesas públicas em grande parte são abusivas e desnecessárias’. Porque a máquina governamental é onerosa demais, pouco operante e corrompida’, afirma. Estes são os viúvos do Estado Mínimo, que a história já demonstrou a sua inviabilidade na Inglaterra, na América Latina. Que tal ler o artigo do Perry Anderson ‘Balanço do Neoliberalismo’(1995) que o FHC implementou e a população por duas vezes rejeitou tal proposta política. O editor da Folha confunde Governo com Estado, talvez o editorialista tenha faltado as aulas de sociologia, quando estudante, no curso de jornalismo. A Folha contraditoriamente cita uma pesquisa, citada pelo presidente do sindicado SESCAP, aponta que os gastos com o Executivo subiram 27%, Legislativo 88% e Judiciário 127%. Mesmo assim continua atacando o ‘Guverno’ conforme cita a jornalista Miriam Leitão (Globo). É triste a des-informação. Que a mídia aprenda que a sua opinião não é a opinião pública

domingo, 16 de setembro de 2007

O prefeito de Londrina, Nedson Micheletti, participando do Ciclo de Debates sobre Administração Pública: direitos, cidadania e ratos, promovido pela FAculdade Uninorte , realizadas nos dias 24/08 com os acadêmicos do curso de Administração; em 10/09 com os de Pedagogia, e ocorrerá no dia 05/10 com os alunos de Direito. A conversa do prefeito, mediado, facilitado por um docente de cada curso, foi salutar e percebi no prefeito a linha de pensamento de Dom Helder Câmara(im memória) ' os que c0ncordam comigo, reafirma o caminho, os que discordam produz um repensar na caminhada, a seguir o mesmo ou refazer outro caminho, dependerá dos argumentos.
O servidor público temporário, Micheletti, teve a humildade de dizer 'não sei', 'não tenho tal informação', coletou nome e telefone do perguntador, discente. No dia seguinte, fez questão de ligar pessoalmente e repassar a informação preterida. Os discentes ficaram encantado, dizeram: 'não acredito que um prefeito faça algo assim'. Outro aluno me disse: 'professor, quando atendi o celular e perguntei, quem tá falando e disse "é o Nedson, prefeito, e disse: aquela informação que solicitou no Debate da faculdade obtive a resposta, quer saber? " e transmitiu a resposta. ' Tal postura chega a beira do populismo, algo que o prefeito detesta, na sua racionalidade, pragmático-empirista.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Bancos - cobranças indevidas.

A cada ano a população brasileira paga mais tarifas aos bancos. A cobrança foi criada em 1994. Antes disso não era preciso pagar para ser cliente. De lá pra a arrecadação de tarifas subiu 734% e redeu aos bancos em 2006, um montante de R$ 52,84 bilhões. O número impressiona mais ainda quando verificamos a inflação acumulada pelo IPCA no período: apenas 157%."Apesar do aumento de arrecadação os bancos não ofereceram contrapartidas aos clientes. As filas nas agências continuam enormes. Com mais essa elevação, os bancos poderiam no mínimo aumentar o número de funcionários nas agências e melhorar de uma só vez o atendimento à população e as condições dos bancários, que sofrem com a sobrecarga de tarefas”, Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.Em dezembro de 1994, o que os bancos arrecadavam com tarifas cobria 26% do total do gasto para pagar funcionários. Em 2005, essa porcentagem foi de 113,9%, ou seja, só as tarifas foram suficientes para pagar todos os funcionários e ainda sobrou dinheiro para engordar o lucro. Em 1994 havia 571 mil bancários no país, em 2006 eram apenas 425 mil. Vale ressaltar que essa redução acontece em pleno crescimento da base de clientes. De acordo com a própria Federação dos Bancos (Febraban), no ano passado existiam no país 102,6 milhões de contas correntes, 61,07% mais que em 2005.Isenção de Tarifas - Recentemente o Itaú anunciou uma redução de tarifas como sendo a revolução do sistema financeiro. Mas essa diminuição não representa mais do que 1,11% do total de receita de prestação de serviços que o banco teve neste primeiro semestre. Nos primeiros seis meses do ano, o total arrecadado pelo banco com a prestação de serviços foi R$ 4,969 bilhões. Este número é o resultado de tudo o que o banco ganhou principalmente com administração de recursos, cartões de crédito, TAC e garantias prestadas, serviços de recebimento e serviços de conta-corrente.A medida tomada pelo Itaú é somente em cima dos serviços de conta corrente e eles representaram nada mais do que 16,33%, ou R$ 811 milhões. Em média, a redução anunciada é de 6,8%, ou R$ 55 milhões. Em português claro, é este último valor que o banco deixaria de arrecadar. Do total (R$ 4,969 bilhões), ele representa somente 1,11%.É importante salientar que se o banco tivesse extinguido completamente todas as tarifas de conta corrente, e não apenas reduzido em 6,8%, ainda assim o impacto seria irrisório. Ao invés de arrecadar cerca de R$ 4,9 bi, somaria aproximadamente R$ 4,1 bi.“Isso demonstra que o banco pode reduzir a tarifa completamente e mesmo assim continuar lucrando com a receita de prestação de serviços e com a venda de produtos. O Sindicato defende a isenção de tarifa para todos os trabalhadores que têm folha de pagamento em banco. Para as instituições financeiras esses valores podem parecer irrisórios, mas para o trabalhador significa aumento real nos salários e ampliação do poder de compra”, ressaltou Marcolino.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Os renans e a política

O resultado da votação do Senado, em 12/09, favorável a Renan Calheiros expressa duas questões: a)- como os representantes da vontade generale compreende a vontade como arte do possível; b)- a mídia nao tem mais capacidade de comando no meio político, nem credibilidade, pois o povo, a massa, a patuléia não acredita na pauta da mesma. A mídia em geral, 90%, apontava como coisa passada a cassação de Renan.
Como tudo que sólido se desfaz no ar, a política e os fatos políticos também.

quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Política de/com/pra juventude


Neste dia 05/09 o Governo insera o Programa Primeiro Emprego e recria o Projovem articulando intersetorialmente vários ministérios (saúde, educação, assistência social, trabalho) incluindo os jovens de 15-18; e 18-24 em situação de risco ou vulnerabilidade social. A 'Élite' vai ficar irritada, pois ferirá a política de redução de maioridade penal e a de culpabilização.

domingo, 2 de setembro de 2007

As classes sociais estão em confronto. A tese do sociólogo Carlos Alberto de Almeida na obra 'Cabeça do brasileiro' aborda que no Brasil a classe dominada domina a classe dominada. Contradiz o tese de Marx na obra clássica 'Ideologia Alemã". A Elite brasileira é burra, tacanha, e imbecil. Vide sua exposição na mídia. Os sabujos dos jornais - dita sociedade, os trata com os caprichos. Na Folha de Londrina-PR, veja como o reporter 'Osvaldo Militão" os trata. É triste a sandice.

sábado, 11 de agosto de 2007

Saúde - e a maconha


Saúde - Os cientistas descobriram que uso de maconha produz esquisofrenia. As pessoas que durante um ano fumarem 100 cigarros de maconha terá um aumento de 200% de doença mental, conforme Instuto de pesquisa norte Americano, veja na REvista Carta Capital deste final de semana (11/08/2007). O consumo de drogas no meio juvenil subiu 85%.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Assistência Social e o 'Borsa Famia' - conferência.


Nesta Sexta-feira, participei da VII Conferencia REgional de Assistência Social (região Ivaipora e Londrina) na cidade de Arapongas. A Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social - Márcia Helena Lopes - esteve presente. A política de assistência social está caminhou a passos largos no governo Lula. A mídia (resto do defunto neoliberal) diz que o 'Borsa Famia' é assistencialismo. Neste ano ha R$ 28 bilhoes no orçamento para os municípios. É o momento de proposição para a costura da LOA - Lei Orçamentária Anual. É uma pena que o processo de participação popular no Fundo Público é débil. Mas vale a pena sonhar.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Traficantes agora usam crianças.

Altera a estratégia dos traficantes no aliciamento de pessoal. No município de Cambé-Pr aumentou o número de crianças(7-12 anos) envolvidas com o tráfico de drogas. Anteriormente envolvia apenas os adolescentes, devido a interpretação do ECA e a carência dos meios de internamento provisório. Por outro lado a ideologia de que, com 'menor' não dá nada não'. E só morrem. Assumem bronca pelos adultos, e ainda tem gente que acredita que os 'menor' tem juizo e clareza da realidade.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A Classe média - perdida, com medo de ser pobre


A OAB/SP patrocinou e participou do movimento 'Cansei' no dia04/08 e prepara o manifesto para o dia 17/08. A AOB/RJ e o Conselho Federal manifestaram em 06/08 ato contrário a participação da OAB em tal movimento. As entidades que apoiaram foram: OAB, Febraban, Fiesp, ABERT (radio e difusão) entre outros, grupos que representam os bem abastados, disse o presidente da OAB/RJ. Considerando que o movimento foi tímido, a mídia não deu destaque, pois a pesquisa do IBOPE (05/08) destacou que a popularidade do Governo Lula continua inabalada. A classe média continua perdida, veja a música do Max Gonzaga e a Banda Margina, aqui, http://br.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs , que satiriza a classe média. Não acredito que tal banda aparecerá no programa do Jo Soares.

Orçamento público e criança


É notório a carência de recursos para implementação de projetos para garantia dos direitos da criança e adolescentes em resposta ao art 4º do Estatuto da Criança e Adolescente - (criança: prioridade absoluta).

A Fundação Abrinq promoveu um prêmio para o município que obter maior distribuição de recursos - financiamento - de projetos que atenda a criança e adolescente. Criou o programa OCA - Orçamento Criança, e nos municipios deve instituir uma Comissão composta por membros da sociedade civil e do poder público local para levantar a execução do orçamento 2006 nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura/lazer/turismo, etc. Procure o seu municipio e participe.

domingo, 5 de agosto de 2007

Cansei - e vou des-cansar

A Mídia não para de tentar: Golpe ao governo Lula. Veja os comentários da VEJA, da FOLHA DE LONDRINA, Jornal de Londrina, Folha de São Paulo, TV Globo.
A Veja deste final de semana é hilária, os artigos dos 'Diogos' é bronco. Em resposta as críticas recebidas pelo movimento da 'elite branca de são paulo', e as 'coisas esdrúxulas da classe média' comentam comparando a tese de 'golpe', dizendo que no periodo de FHC - a esquerda atual no poder podia criticar o governo, e agora não. Os argumentos são toscos. Meus alunos do 1º periodo rascunham melhores textos.
-Na Folha de São Paulo, comenta o movimento 'Cansei' e na vergonha expoe a precária participação do povo. Entrevista uma manicure que critica o povo do 'Borsa Famia'.
A Folha de Londrina destacamos dois colunistas e um articulista: Claudio Humberto (segurança jornalista do Dem), e o Ruth Bolognese. A Ruth rebate as críticas recebidas por considera-las expoente defensora da direita, relata que tal embate mídia e governo nao é expressã oda luta de classes, pois tal conceito não existe. Na cegueira, não percebe que existe dois condomínio fechado: os das favelas e dos ricos. O colunista Carlos Marchi ao citar Lula que nas vaias recebidas repoe o risco da democracia compara com FHC que foi criticado, vaiado por Lula e com denúncias não comprovadas. No caso do Lula as denúncias são comprovadas. Nâo citas as comprovações.

domingo, 29 de julho de 2007

O PAN A TAM E PAM-PAM-PAM

Neste domingo de frio, três fatos denota a mídia:
1. faço uma revisão nos jornais (FL,FSP,ESP,Globo,Correio de Noticia) e as noticias são as mesmas. É triste situarmos a miséria intelectual da mídia e - com respeito, olha triste para os jornalistas.
É unanime em todos os jornais, os editorais, situa a crítica ao Governo, a razão de todas as misérias. É interessante como defendem as empresas. Pergunto: será que nenhum jornalista tem autonomia na crítica, ou é ignorância oriunda da formação acadêmica. Entrei no orkut - site jornalismo e não vejo comunidades com postura crítica - pautado em fundamentos lógicos.
2. Em um jornal de Londrina (cujo proprietário tem domínio sobre a imprensa local), destaca que o poder público gasta 40% dos recursos em pessoal, e tasca crítica. Esquecem que o Estado tem a função de prestar serviço a sociedade, conforme os preceitos constitucionais - e cujo teto deve ser de 50 a 55% em pessoal. Veja a contradição, criticam o Estado por não prestar serviço de qualidade, e querem a diminuição de pessoal. Como? È o neoliberalismo ao reverso. A crítica sem fundamento.

3. Surgem vários movimentos da sociedade civil em busca de direitos - jurídicos, contra a representação política. 'Mãos limpas', movimento pela moralidade, e outros. É uma pena que a classe média cospe no proprio umbigo e pede para o filho limpa-la. Amém.