Na décadade 80 caminhei por ambientes e comunidades rurais na caldeira de movimentos sociais - como agente histórico - na assessoria da Comissão Pastoral da Terra do PR, junto aos 'esfarrapados do mundo' levando na picuá a utopia - 'um novo mundo é possível' explicitado na década de 2000. O utopismo cristão - Reino de Deus - e prática de libertação dos oprimidos produziram pequenas idiossincracias e grandes agentes históricos, lideranças comunitárias com éticas, e articuladores e defensores da vida. Os municípios do Paraná que tem lideranças com ações políticas relevantes e sustentáveis são exatamente onde atuamos.
É triste ler nas entrelinhas das noticias o racismo ascendente na Europa e América, o trabalho escravo e infantil com a legitimação do 'ética protestante e o espírito do capitalismo', e mercantilização da 'mulher' e sua competição indógena gênero, destruição do poder educativo da família e sua transferência de competência e responsabilidade, por parte dos pais para a escola ou Estado. A saúde púbica ou privada tornou-se um serviço secundário. A complexidade das estruturas e burocracias dos organismo públicos reguladores tornaram acomodação do sociedade civil.
O seqguestro do linguagem do consenso e da hegemonia na ótica da maioria, na linguagem freiriano, foi esquecida, clique aqui artigo na revista Carta Maior aborda a questão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário