Visualizações de página do mês passado

sábado, 15 de dezembro de 2007

Os perdedores e ganhadores da negação da CPMF

A derrota do governo na questão da CPMF no Senado (13/12) expoe o jogo de classe e os interesses sobrepostos na jogada política. Frente a resistência da oposição (PSDB/DEM/PSOL) os governistas montaram uma estratégia - jogando o resultado(bomba) para o colo da oposição. É notório que crescerá os limites no serviço precário de saúde- SUS - e o povo pobre usuário(maioria da população) na sua filosofia do 'senso comum' concluirá que a culpa será de quem? Da oposição. Mas a oposição iluminista - idealista - desconectado com a capacidade do pensar da patuléia, acreditam na PIG - Partido da Imprensa Geral - como opinião pública. Coitados, necessitam de alguns sociólogos com capacidade de investigar o imaginário popular.
O vencedor desta batalha é o governo - que a mídia pintou de perdedora; os perdedores são o povo e a oposição.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Os bancos e o domínio da economia

As regras definidas pelo Copom aos bancos brasileiros significam um remaxe nas finanças dos consumidores dos serviços bancários, donde quem perde são os de sempre. No ano de 2006 os bancos obtiveram um lucro de 23% acrescidos das tarifas. O lucro do banco HSBC foi de R$986 milhoes de reais e projeta para 2007 acréscimo de 20% sobre este valor.
Se a inflação de outubro é de 0,30% e no ano 3,70% - pergunto: como pode o banco cobrar 10,87% ao mês ao usuário necessitado do cheque especial? É pura agiotagem. Se o Ministério Público e a Justiça funcionasse realmente haveria controle.
Acreditei que o Governo Lula iria controlar tal desmande, mas me enganei. Os bancos controla a economia. Pior, controlam até os bancos públicos: BB - Brasil; e CEF - Caixa. Os neoliberais do Banco Central, resquício do governo FHC, permanecem e controlam as decisões financeiras para os donos do poder.