Visualizações de página do mês passado

sábado, 17 de janeiro de 2009

Educação: para que?


Vejo um discurso corriqueiro, a solução para os problemas do Brasil é a educação. Vivemos momento de crise, embora a mídia quer insuflar, aumento de desemprego, baixa produtividade, pois a população na sua maioria não dispoe de qualificação profissional para o mercado. Trabalhar para quê e quem? Para o capital? É preciso da educação. A produção e reprodução da vida é mediada pelo trabalho e necessita da educação.
Um brilhante ensaio do filósofo István Mézaros, Educação para além do capital , editora Boitempo,2006, aponta as razões epistemológica e ontológica de tal fazer.
O resenhista, Caio Antunes, 2008, comenta a obra,
"O ponto de partida necessário para a compreensão do conceito de educação em Mészáros (na esteira de Marx e Lukács1) é sua apreensão em sentido amplo, como ‘a própria vida’2. Uma tal ampliação conceitual articula ainda mais profundamente a educação à totalidade dos processos sociais de produção e reprodução da vida.Sob o capital, a educação tem o sentido de internalização dos parâmetros reprodutivos gerais do sistema, não devendo ser compreendida como restrita ao que ocorre em uma instituição formal de ensino. É fato que as ‘instituições formais de educação certamente são uma parte importante do sistema global de internalização’, mas elas são dele ‘apenas uma parte’. Deste modo, embora o período de educação institucionalizada seja limitado sob o capitalismo a relativamente poucos anos de vida dos indivíduos, a dominação ideológica da sociedade prevalece por toda a sua vida. Os processos de ‘internalização’ ideológica cumprem, deste modo, a dupla função de, por um lado, criar qualificações necessárias ao funcionamento da economia e, por outro, elaborar métodos de controle político."
O livro custa apenas R$ 25,00.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VOCÊ ESTÁ AMANDO(.) (!) (?)


AMOR = אהבה = حب
Somos criaturas a não viver sozinhas. Sentir -se amado é uma necessidade. O abandono produz mágoa, ira e ódio. O conflito entre israelense e palestino, adolescente infrator e vítima, pobre x rico, periferia x centro, esposo x esposa, amado x amante, pais x filho advém das QUALIDADE e (in)COMPREENSÃO DOS RELACIONAMENTOS.
O ódio dos palestinos (organizado pelo Hamas) aos israelense surge da forma como o Ocidente (EUA, Europa e outros) relacionaram com o povo palestino árabe. A imposição do Estado Israelense em 1948 é a ponto do iceberg.
O amor é a chave de leitura - a mediação paradigmática (pleonasmo). Acima temos a tradução do termo em português(BR), hebraico e árabe.
No Ocidente, afirma Gary CHAPMAN, em 'As cinco linguagens do amor' (2006), amor e tratado como amor romântico, resíduos do platonismo judaico-cristão. Tal sentimento é mágico, obsessivo. Amar é estar apaixonado. A paixão é fruto dos sentidos. Os sentidos enganam afirmavam os racionalistas desde os séculos XVI (Descartes, et alli). O amor deve ser mediado pela Razão. Os filósofos empiristas contrapoem, todo conhecimento advém da experiência (nada há no intelecto que não tenha passado pela sensação, afirmou Aristóteles). Bom, em quem acreditar.
Será que estou amando mesmo?.

A história do conflito israelo-palestino: as crianças


Para quem quer uma leitura crítica Além do que passa na mídia das grandes corporações brasileira sobre o Conflito em Gaza (Israel/EUA x Palestina), veja o Documentário abaixo:
http://www.idelberavelar.com/archives/2009/01/vozes_da_maioria_silenciada.php

Você verá:
1. Origem e Evolução do conflito;
2. Razões do conflito;
3. A guerra e poder de Israel e dos palestino;
4.As famílias e as crianças.
5. Atualidade.
Tempo: 90 minutos. Vale a pena. Chega de leitura superficial.
Visite também o blog biscoito fino.
Quer entender o Conflito - assista o vídeo.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

INFIDELIDADE FEMININA: equação e posologia




Mulheres com elevada autoestima e alta taxa de hormônios Estradiol (que levam as pessoas a se sentirem mais bonitas e atraentes, insatisfeitas e descomprometidas com o parceiro) tendem ao comportamento denominado MOS - monogamia oportunista em série, buscam novos parceiros que acreditam demonstrar melhores qualidades afetivas. O estudo foi realizado no Univervidade do Texas (EUA), conforme artigo na revista Biology Letters Royal Society.
A mulher com MOS exigem as qualidades do parceiro: bom provedor e procriador. Não encontrando ela vai para outra aventura instintivamente. O hormônio estradiol é mais frequente em mulheres que não usam pílulas anticoncepcionais e na adolescência tem grande necessidade de paquera.
É possível mensurar o comportamento de MOS considerando a repetição do fenômeno:
Equação:
I = MOS:AE(-sp-com) /ES +B+At
A Infidelidade (I) associado a autoestima(AE), satisfação com a parceiro (SP) e comprometimento (CPM) com os sentimentos do outro, por outro lado, o hormônio (ES) impulsiona o sentimento de auto beleza(B) e de atração(AT) por parte de outros pessoas.
Posologia.
Mulheres faça a equação e descubram os motivos de sua infidelidade. Homens analisem suas parceiras e não entre em crise. Crise é o momento de reflexão para tomar decisão.
Raul Seixas, na música 'Maçã', predica se você ama uma mulher não é justo priva-la da liberdade de procurar a felicidade.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Esperança - os brasileiros e a crise

Yahoo.online - 14/01/ 10:15
O brasileiro está entre os mais otimistas em relação aos efeitos da crise econômica nos próximos meses, apesar de o pessimismo dominar quase a metade da população mundial , revela pesquisa feita pelo Ibope Inteligência em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market (WIN) em 17 países.
A enquete realizada para detectar o impacto da crise no mundo mostra que 49% dos 16 mil entrevistados nesse conjunto de países acreditam que a situação econômica de seu país vai piorar nos próximos três meses. Mas, no Brasil, apenas 19% apostam na deterioração da situação econômica do País e 34% acreditam numa melhora.
"O Brasil está entre os mais otimistas quanto aos impactos da crise, ao lado de outros países emergentes, como Índia e China", observa o diretor de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência, Eduardo Krenke. Na Índia e na China, 39% e 27% da população, respectivamente, acredita que a situação de seu país vai melhorar em três meses. Na análise de Krenke, o forte crescimento registrado pelos países emergentes nos últimos anos dá resistência aos impactos da desaceleração econômica.
Comentário:
A cultura indígena e a africana imbutiu o modus vivent de aprazia - sociabilidade - e de estratégia de vida que sintetiza na frase de Guimaraes Rosa: 'vive é preciso, morrer não é preciso', por isso o brasileiro foco no essencial para viver, contrapondo o ceticismo e o pessimismo europeu.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Absenteísmo docente prejudica rendimento de aluno (4ª série)


Ausência de professor afeta notas de aluno, diz pesquisa
29 minutos atrás
UOL - on line -12/01/09

Estudo publicado pela Secretaria de Estado da Educação comprova que o aumento da ausência em sala de aula dos professores da rede pública tem relação direta com o mau desempenho dos alunos. De acordo com a pesquisa, que ponderou as faltas entre abril de 2007 e dezembro de 2008, a cada ponto porcentual de aumento no índice de absenteísmo dos docentes da rede paulista, os estudantes da 4ª série do ensino fundamental perdem 7,5% na nota de língua portuguesa e 8,5% na de matemática. Esses números foram obtidos por meio do cruzamento de dados das faltas dos professores com as notas médias das escolas estaduais em 2007.

PUBLICIDADE

Realizado pelo Laboratório de Idéias, criado pela secretaria para estudar os dados educacionais do Estado de São Paulo, o levantamento foi feito com estudantes da 4ª série do ensino porque os alunos que ainda estão iniciando sua vida escolar e sendo alfabetizados são mais dependentes do professor.

Ainda segundo a pesquisa, houve queda de cerca de 60% no número de faltas motivadas por atestados médicos. Para os pesquisadores, a lei aprovada pelo governo do Estado que limita em seis ao ano o número de ausências com pedidos médicos intimidou os professores com histórico de faltas. Entre maio e outubro de 2007, houve 398 mil faltas de professores nas escolas estaduais com apresentação de atestado médico. No ano passado, no mesmo período, foram 163 mil.

Para a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, os números positivos refletem uma política mais rigorosa do governo. Antes de a lei entrar em vigor, registrava-se cerca de 30 mil faltas diárias de professores amparadas em 19 dispositivos legais que garantiam que não houvesse desconto em folha de pagamento.
Comentário:
Prof. Joaquim
Quando criança com febre minha mãe passava um pano molhado na nuca e na testa. A postura da SEED-SP impulsiona a crença no pessimismo ingênuo ('professor é um bicho ignóbil, com baixo índice de inteligência) resta o fatalismo. O princípio básico da 'ideologia' é tomar o efeito como causa e a causa como efeito. Será que a Mª Castro acredita nesta promoção? O absenteísmo docente é efeito. As causas estão na formação teórica, epistemológica (teoria do conhecimento) docente na graduação, na articulação dos desejos, necessidade das condiçoes de vida, resignificância do conceito de trabalho - ser professor.

As novas estrategemas da direita para 2011


Uma comitiva de parlamentares brasileiros visitaram o Presidente paraguaio, Lugo, entre os dias 04-05/12/2008. O deputado Raul Jugman Dantas, ops, digo Mendes, ops, digo Serra, sei lá, faço inferência, com intuito de municiar a midia corporativo no 'Jogo Político de 2010' no grande combate contra a esquerda brasileira e latinoamericana. Leia o Diário do nobre deputado 'socialista' (PPS).http://www.rauljugman.com.br
Há uma estrategema em processo, em construção considerando o cenário das esquerdas que assumiram os governos em alguns paises sul-latonoamericano. As forças de centro e direita necessita de informaçoes (diagnósticos) sobre as estruturas de poder - pontos fontes e fracos - como mecanismo de implementação de ação de desgaste das força atualmente no poder. No bloco de centro-direita-direita, açodado pelas oligarquias agroproprietária de terra, cujo poder advém da terra (resquício da antiga UDR, iluminada e abençoada pela TFP e Opus Dei, criticada pela TdL), sai do pessimismo romântico de oposição e tenta profissionalizar constituindo banco de dados municiar a mídia das grandes corporações. A Ação do nobre Deputado 'socialista' subliminarmente visa construir. a partir de 01/01/2011 veremos tal embate. Lembre-mo-nos, o adversário não está morto. O jogo ocntinua.

Brasil unico que não registrará desaceleração,afirma OCDE (Paris)

Aos meus amigos economistas, liberais....
OCDE: Brasil é o único em 35 países 'a escapar de forte desaceleração'
12/01 - 10:08 - BBC Brasil
As perspectivas econômicas para o Brasil continuam mais positivas do que para os países ricos e outras grandes economias emergentes, como a China, Índia e Rússia, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) divulgada nesta segunda-feira em Paris. A organização prevê que o Brasil é o único dos 35 países analisados no novo Indicador Composto Avançado que não deverá registrar forte desaceleração econômica nos próximos seis meses.
IGP-M cai 0,31% na primeira prévia de janeiro

"Os Indicadores Compostos Avançados em relação a novembro de 2008 sinalizam uma desaceleração profunda nas sete grandes economias mundiais e para as grandes economias que não são membros da OCDE, principalmente a China, a Índia e a Rússia", afirma o relatório.Já em relação ao Brasil, como havia previsto no início de dezembro passado, com dados relativos a outubro de 2008, a OCDE estima que o país deverá registrar apenas uma "leve desaceleração" de sua atividade econômica.Queda
Apesar disso, o Indicador Composto Avançado em relação ao Brasil caiu 1,1 ponto em novembro na comparação com os dados do mês anterior e está 2,9 pontos abaixo do nível registrado há um ano.Mas o Brasil é o único do grupo das 29 economias que integram a OCDE e os seis países não-membros da organização analisados neste último relatório que ultrapassa a barreira de 100 pontos, utilizada como referência para classificar o nível de atividade econômica dos países.Neste novo indicador, o Brasil totaliza 101,2 pontos, enquanto os demais 34 países estão abaixo dos 100 pontos. No relatório anterior, o Brasil registrava 102,3 pontos.Segundo a metodologia para o cáculo do índice, os países que registrarem queda, mas mantiverem o indicador acima de 100 registram "leve desaceleração". Os que tiverem redução de atividade econômica e ficarem abaixo de 100 pontos recebem a classificação de "desaceleração", que pode ser caracterizada como forte em função do número de pontos perdidos.Para calcular o Indicador Composto Avançado, a OCDE leva em conta vários indicadores econômicos de curto prazo ligados ao Produto Interno Bruto (PIB), como a produção industrial, por exemplo.Outros países
A queda de 1,1 ponto registrada pelo Brasil em novembro é, no entanto, menor que a de outras grandes economias emergentes. O Indicador Composto Avançado da China diminuiu 3,1 pontos em novembro e está 12,9 pontos abaixo do nível verificado há um ano.No caso da Índia, a queda foi de 1,2 ponto em novembro, mas totaliza 7,6 pontos na comparação anual. A Rússia registra a maior queda entre os grandes emergentes que não são membros da OCDE, com uma redução de 4,3 pontos em novembro e de 13,8 pontos na comparação com os últimos 12 meses.Para os países que integram a OCDE, a queda em novembro foi de 1,3. Na comparação com o nível registrado em novembro de 2007, a redução é de 7,3 pontos.Os Estados Unidos totalizam uma queda de 1,7 em novembro e estão 8,7 pontos abaixo do nível verificado há um ano.Nos países da zona do euro, o indicador diminuiu 1,1 ponto em novembro passado e está 7,6 pontos abaixo do total registrado na comparação anual, segundo a OCDE.
Leia mais sobre crescimento econômico