Visualizações de página do mês passado

sábado, 11 de agosto de 2007

Saúde - e a maconha


Saúde - Os cientistas descobriram que uso de maconha produz esquisofrenia. As pessoas que durante um ano fumarem 100 cigarros de maconha terá um aumento de 200% de doença mental, conforme Instuto de pesquisa norte Americano, veja na REvista Carta Capital deste final de semana (11/08/2007). O consumo de drogas no meio juvenil subiu 85%.

sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Assistência Social e o 'Borsa Famia' - conferência.


Nesta Sexta-feira, participei da VII Conferencia REgional de Assistência Social (região Ivaipora e Londrina) na cidade de Arapongas. A Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social - Márcia Helena Lopes - esteve presente. A política de assistência social está caminhou a passos largos no governo Lula. A mídia (resto do defunto neoliberal) diz que o 'Borsa Famia' é assistencialismo. Neste ano ha R$ 28 bilhoes no orçamento para os municípios. É o momento de proposição para a costura da LOA - Lei Orçamentária Anual. É uma pena que o processo de participação popular no Fundo Público é débil. Mas vale a pena sonhar.

quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Traficantes agora usam crianças.

Altera a estratégia dos traficantes no aliciamento de pessoal. No município de Cambé-Pr aumentou o número de crianças(7-12 anos) envolvidas com o tráfico de drogas. Anteriormente envolvia apenas os adolescentes, devido a interpretação do ECA e a carência dos meios de internamento provisório. Por outro lado a ideologia de que, com 'menor' não dá nada não'. E só morrem. Assumem bronca pelos adultos, e ainda tem gente que acredita que os 'menor' tem juizo e clareza da realidade.

quarta-feira, 8 de agosto de 2007

A Classe média - perdida, com medo de ser pobre


A OAB/SP patrocinou e participou do movimento 'Cansei' no dia04/08 e prepara o manifesto para o dia 17/08. A AOB/RJ e o Conselho Federal manifestaram em 06/08 ato contrário a participação da OAB em tal movimento. As entidades que apoiaram foram: OAB, Febraban, Fiesp, ABERT (radio e difusão) entre outros, grupos que representam os bem abastados, disse o presidente da OAB/RJ. Considerando que o movimento foi tímido, a mídia não deu destaque, pois a pesquisa do IBOPE (05/08) destacou que a popularidade do Governo Lula continua inabalada. A classe média continua perdida, veja a música do Max Gonzaga e a Banda Margina, aqui, http://br.youtube.com/watch?v=KfTovA3qGCs , que satiriza a classe média. Não acredito que tal banda aparecerá no programa do Jo Soares.

Orçamento público e criança


É notório a carência de recursos para implementação de projetos para garantia dos direitos da criança e adolescentes em resposta ao art 4º do Estatuto da Criança e Adolescente - (criança: prioridade absoluta).

A Fundação Abrinq promoveu um prêmio para o município que obter maior distribuição de recursos - financiamento - de projetos que atenda a criança e adolescente. Criou o programa OCA - Orçamento Criança, e nos municipios deve instituir uma Comissão composta por membros da sociedade civil e do poder público local para levantar a execução do orçamento 2006 nas áreas de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura/lazer/turismo, etc. Procure o seu municipio e participe.

domingo, 5 de agosto de 2007

Cansei - e vou des-cansar

A Mídia não para de tentar: Golpe ao governo Lula. Veja os comentários da VEJA, da FOLHA DE LONDRINA, Jornal de Londrina, Folha de São Paulo, TV Globo.
A Veja deste final de semana é hilária, os artigos dos 'Diogos' é bronco. Em resposta as críticas recebidas pelo movimento da 'elite branca de são paulo', e as 'coisas esdrúxulas da classe média' comentam comparando a tese de 'golpe', dizendo que no periodo de FHC - a esquerda atual no poder podia criticar o governo, e agora não. Os argumentos são toscos. Meus alunos do 1º periodo rascunham melhores textos.
-Na Folha de São Paulo, comenta o movimento 'Cansei' e na vergonha expoe a precária participação do povo. Entrevista uma manicure que critica o povo do 'Borsa Famia'.
A Folha de Londrina destacamos dois colunistas e um articulista: Claudio Humberto (segurança jornalista do Dem), e o Ruth Bolognese. A Ruth rebate as críticas recebidas por considera-las expoente defensora da direita, relata que tal embate mídia e governo nao é expressã oda luta de classes, pois tal conceito não existe. Na cegueira, não percebe que existe dois condomínio fechado: os das favelas e dos ricos. O colunista Carlos Marchi ao citar Lula que nas vaias recebidas repoe o risco da democracia compara com FHC que foi criticado, vaiado por Lula e com denúncias não comprovadas. No caso do Lula as denúncias são comprovadas. Nâo citas as comprovações.