Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 9 de julho de 2008

A Inflação, a fome e a mídia.

Em tempo de debate político a mídia inclui a nova ameça - a inflação - sem o controle do governo. Vale ler o artigo do teólogo Mo Sung, no site Adital - dos amigos da Teologia da Libertação.
www.adital.org.br

O FMI, a fome e a inflação

Jung Mo Sung *
Adital - 8/07/2008.
O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Kahn, inicia o seu artigo "Países pobres estão num momento crítico" (publicado no O Estado de São Paulo, 08/08/2008), dizendo: "Ninguém sente as conseqüências da explosão dos preços dos produtos básicos tão intensamente quanto os pobres, que gastam pelo menos metade de sua renda com alimentação". Com isso ele apresenta os dois grandes problemas econômico-sociais que enfrentamos hoje: a inflação e a ameaça do aumento da fome no mundo.
O presidente do Banco Mundial, Roberto Zoeellick, também mostrou a mesma preocupação e afirmou na reunião do G-8 que, se a atual escalada do preço dos alimentos não for contida, mais 100 milhões de pessoas podem ser lançadas na miséria, comprometendo os resultados positivos alcançados nos últimos anos. Isso em um mundo onde 40% da população dos países chamados "em desenvolvimento" já sofrem subnutrição.
Para o diretor do FMI, o desafio tanto para os países ricos e os pobres é "como alimentar os pobres sem alimentar também a inflação e sem exaurir as reservas" (financeiras dos países). Essa afirmação apresenta uma argumentação circular "interessante": os pobres estão tendo mais dificuldade na alimentação porque os preços dos alimentos estão subindo; e esses preços estão subindo porque os pobres do mundo estão comendo mais e pressionando os preços. Isso me faz lembrar a entrevista na TV de um professor de economia que, perguntado sobre o recente aumento da bolsa-família acima da inflação, disse que isso é bom porque os pobres vão poder comer mais, mas que por outro lado é ruim porque vai pressionar ainda mais os preços dos alimentos prejudicando os pobres.
Strauss-Kahn, diferentemente da posição adotada por FMI nas décadas anteriores, diz que cada país é diferente de outro e por isso as soluções também devem ser diferentes. Mas, ao mesmo tempo, propõe algumas diretrizes comuns para todos. Ele afirma que, de uma perspectiva econômica, o repasse integral dos aumentos dos preços aos consumidores é lógico porque isso incentivaria o aumento da produção e a redução do consumo. Significando na prática o aumento do lucro dos capitalistas e da fome dos que não podem pagar os novos preços da comida. Ao mesmo tempo, ele reconhece, é preciso proteger esses pobres mais afetados pelo "choque de preços". E propõe assim que "a melhor solução é estabelecer uma rede eficaz de proteção social".
Porém, como os países devem lutar contra a inflação, essa proteção social não pode ser significativa, pois o aumento dos gastos dos governos na área social é considerado, pelo FMI e pela ortodoxia econômica vigente, como uma fonte de pressão inflacionária. Assim, a ajuda aos pobres deve estar limitada à política fiscal de combate à inflação. Além disso, o FMI continua defendendo que o livre comércio internacional é também um fator crítico na luta contra a inflação e a pobreza.
Apesar do discurso da luta contra a pobreza e a fome, FMI continua defendendo as mesmas idéias "ortodoxas" dos anos atrás. Os fundamentos das suas análises e propostas não mudaram. Por isso, o diretor-geral do FMI termina o seu artigo dizendo: "Precisamos reconhecer a gravidade do problema que tantos países enfrentam e ajudá-los a pôr em prática medidas paliativas que não ameacem a estabilidade econômica".
Um dos pontos fundamentais da crise do preço de alimentos que não aparece na argumentação de Strauss-Kahn é a razão do não aumento da produção de alimentos no mundo em quantidade necessária para acompanhar o aumento da demanda dos países pobres e "em desenvolvimento". Para muitos analistas, uma das principais razões desse não aumento é o subsídio à produção agrícola e a proteção alfandegária praticados pelos governos dos Estados Unidos e da Europa aos seus produtores. Essa política distorce o preço internacional de alimentos e impossibilita que os produtores de alimentos dos países mais pobres possam produzir e competir no mercado internacional com os produtores norte-americanos e europeus fortemente subsidiados e protegidos pelos seus governos. Isto é, os países ricos não são defensores do livre comércio internacional, mas sim do livre comércio só nos setores que lhes interessam.
A ausência do tema do subsídio e barreiras comerciais impostos pelos países ricos no artigo de Strauss-Kahn é um sinal de que esses países, FMI e outros organismos internacionais não defendem na verdade o livre comércio internacional e nem estão realmente preocupados com a pobreza e a fome no mundo. O que eles realmente defendem é a atual "estabilidade econômica", uma ordem que garante os seus privilégios imperiais e a sua auto-imagem de "benevolentes". Por isso, como diz Strauss-Kahn, só aceitam medidas paliativas que não ameacem a atual ordem econômico-social-política internacional.
Isso significa que, na nossa luta contra a pobreza e a fome, devemos colocar na pauta da discussão (de comunidades, grupos e lutas sociais) as regras do comércio internacional -especialmente na área de produtos agrícolas- e a busca de um novo tipo de ordem econômica nacional e internacional capaz de permitir que os pobres comam mais e melhor sem ser vistos como uma ameaça à estabilidade econômica.
[Autor de "Cristianismo de libertação", Ed. Paulus].

Nenhum comentário: