Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Llinguagem do amor - I


Há uma diminuição no índice de atos infracionais praticados por adolescentes, cf. Folha de Londrina, 18/01/2009 -c.brasil, p.10, e aumenta os crimes de natureza cruel. Quais as razões?
Somos criaturas relacionais e influenciados pelas palavras que ouvimos no decorrer dos anos. Algumas pessoas crescem ouvindo palavras agradáveis (positivas) e outras desagradáveis. O ambiente linguístico negativo produz um impacto no comportamento negativo.
O adolescente infrator não produz ato de amor com qualidade, pois a linguagem do amor foi lhe negada.
Em 2004, acolhi um adolescente infrator, 12 anos, em um departamento de assistência social,na condição de presidente de um conselho de defesa dos direitos da criança e adolescente, por ordem judicial como medida socioeducativa. Os atos infracionais antecedentes cometidos pelo adolescente foram de homicídio, latrocínio, agressão. Degolou uma criança de 11 anos no ato de roubo de um tênis. Os colegas do ambiente de trabalho viviam com exposta tensão com a presença do adolescente. A linguagem do relacionamento grupal para o adolescente era negativa. Ele ficou apenas 04 dias e evadiu. a culpa foi dele. Raulzito cantou: ' a culpa é sempre do outro'.

Nenhum comentário: