Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Movimentos Sociais: contradição e não-contradição.


No Fórum Social Mundial - Belém/PA, janeiro p.p. o lider do MST, João Pedro Stédile criticou o governo Lula, a via eleitoral para produzir mudanças.
No encontro entre os presidentes da Bolivia, Venezuela, Equador e os movimentos sociais, o presidente Lula não foi convidado. Por quê? Alguns jornalistas, jornalistas mesmo, criticaram, tal como Gilberto Marigoni - da Agência Carta Maior (ver http://www.cartamaior.com.br/ ). A mídia das corporações não é se conta tal crítica, pois sabemos a postura. Eis algumas questões que tal fato des-cobre: os movimentos sociais estão se sectarizando? quais as viabilidades fáticas das lutas das esquerdas? Quais os caminhos: reforma - transição - democracia - revolução?
A sectarização, faço a leitura de que esconde alguns pressupostos filosóficos. Tenho a ligeira percepção que alguns membros dos movimentos sociais (o que é mesmo: movimentos sociais? organizações sociais?)não conseguem articular A CONTRADIÇÃO (dialético), e assumem a postura de NÃO-CONTRADIÇÃO(idealismo/realismo). E esta produz a cegueira e o dogmatismo. Alguns 'se acham' perto do Escaton (Céu), e os outros do Gheol (Inferno). Superar o platonismo e fazer da política a arte de tornar possível o impossível é um desafio. Contraditoriamente, João Pedro Stédile, tenta puxar os representantes governamentais para 'frente' - produção de mudanças - ciente do limite do Estado. Não se pode confundir o real com o desejo. 'O futuro já não é o que era'.

Um comentário:

Anônimo disse...

Just wanted to say hello someplace. Found [url=http://www.google.com/ncr]you guys through google[/url]. Hope to contribute more soon!
-bleadiaFeege