Visualizações de página do mês passado

domingo, 18 de outubro de 2009

Racismo e discriminação racial: diferenças


Sociologia. (livro do Ali Kamel - diretor da Rede Globo)
No Brasil 42,6% da população é de cor ou raça parda, conforme Relatório do IBGE, 2006. Isto significa que, de cada 10 pessoas em uma sala de aula 4 deveria ser negras ou pardas. Donde estão estas pessoas de cor ou raça parda? Na sala de aula de 20 temos 1. Será que os negros são ociosos e não predispostos ao estudo? Ou falta de oportunidade ou condições para tal empreendimento?
Na outra ponta, ao falar sobre racismo ou discriminação racial a maioria diz que não comete tal ato, pois considera o negro e o branco como iguais. Na realidade tal discurso não se efetiva na prática. Onde estão os negros no Banco do Brasil, CEF, gerente de grandes empresas, etc.? O racismo e a discriminação existe e é disfarçado. O que é racismo e discriminação? Qual a diferença? No Relatório das desigualdades raciais no Brasil 2007-2008, aponta que racismo associa práticas sociais e culturais a determinado povo como se fosse de sua natureza inata e não condicionantes de fatores histórico-sociais. O racismo cultural associa um grupo de pessoas ter cor de pele e traços fisicos (branco, negro, indígena ou amarelo) como se determinasse o seu modo ser individual e coletivo como pior ou melhor. O racismo é a identificação social(conceitual) no grupo como inferior, pior na relação com outro.
A discriminação racial é ato, quando a pessoa a partir de conceitos racista toma atitude, postura que efetiva tal concepção de ser inferior e superior, fraco e forte, pior e melhor, impuro e puro, considerando a cor da pele e os traços físicos.
A discussão sobre cotas raciais e a rejeição advém do desconhecimento e do medo do conflito em assumir que é racista e discriminador. Assumir uma atitude que os conceitos interno - fundamentação conceitural e moral - digladiam a rejeição.
A cultura negra na sua origem africana e posteriormente na condição de escravizada a identidade negra se firmou como reação a unificação cultural branca e o etnocentrismo. Os negros não se identificavam como diferentes. A cultura negra se mesclou sincreticamente com os amerindios e europeu e se amalgamou com a propria cultura brasileira. a cultura negra é vista aspectos dos grupos folclóricos: carnaval, capoeira, etc. A ação do negro só é valida de passar pelo filtro do dominante branco, ou do braquecedor. No carnaval quem observa no camarote são a maioria branca, com a cultura européia que observa os negros e seus aliados culturais ou afro-descendentes.
Nem todos os negros se identificam com sua origem afro-descendente e das lutas contra a escravidão, racismo e liberdade, afirma o Relatório das desigualdade raciais, da UFRJ(2009),expressando a ideologia racista à brasileira. Alguns negros dizem: 'sou contra a política das cotas porque é uma forma de racismo, considerando que o negro é um inferior'. Tal premissa trata a política pública de combate ao racismo é algo individual e não coletiva ou de ação pública do Estado. OS desiguais em condições devem ser tratados (presente) nas mesmas condições como se fosse (futuro)iguais.

Nenhum comentário: