Visualizações de página do mês passado

domingo, 7 de agosto de 2011

Os aparelhos privados de Hegemonia - nota 1.


Os Aparelhos Privados de Hegemonia dos grupos dominantes – nota 1.

A Folha de Londrina – na condição de aparelho privado de hegemonia dos grupos dominantes, na edição do dia 07/08/2011, p.4 -  aponta na Coluna de Luiz Geraldo Mazza que Londrina, embora pareça cidade mais politizada mas não é pois os políticos populistas inspiram tal denúncia. Sendo Curitiba, cidade provinciana e cujos aparelhos privados de hegemonia – Ministério Público – sofre influências da sociedade cartorial.
A OAB regional Curitiba patrocinou comício em Curitiba contra Corrupção e a participação popular foi fraca. A OAB é um grupo de intelectuais – especialista – da ideologia dos grupos dominantes. A luta pela ética, cuja promoção são daqueles que operacionalizam ações não-éticas não recebem apoio popular. O cinismo é um quadro que no imaginário popular – do homem massa – aparece como limpidez líquida. A classe média, presa da ideologia de dominação do século XX, continua promovendo ações que não são hegemônicas.
Afirma Massa que é notório o descompasso entre a política – jogo de poder – de Curitiba e o Interior. Tal premissa é falsa. O grupo social neste jogo de poder é o mesmo, muda-se apenas a coloração. 

Nenhum comentário: