Visualizações de página do mês passado

sábado, 19 de janeiro de 2013

Brasil - mutação inconclusa - que horror!!!

Ao ler os editoriais da Folha de São Paulo, Estadão e Veja tenho a impressão que não estou no Brasil que vi no Nordeste - Bahia, viagem recente, e no Norte do Paraná.  O instituto de pesquisa, IPEA divulgou dados da evolução econômica e das situações de pobreza no Brasil de 2003-2011. Segue os Indicadores:
1)- Economia - crescimento .................................. 40,7%
2)- PIB - per capito - aumento .............................. 27,7%
3)- Renda nos domicílios - crescimento ..................40,2%
4)- Renda per capita - entre os 10% pobres............91,2%
5)- Renda per  capita - entre os10% ricos ...............16,6%
6)- Renda no Nordeste - crescimento .....................72,8%
7)- Renda no Sudeste - crescimento .......................45,8%
8)- Renda nas áreas rurais - pobres ........................85,5%
9)- Renda nas metrópoles .......................................57,5%
10)- Renda - famílias com crianças 0-4 anos ...........40%
11)- Salário Mínimo - poder de compra real ............60%
12)- Desigualdade - queda ......................................57%
13)- Crescimento do PIB ........................................5,1%

No longo período, desde 1995 atuo em administração pública municipal, junto a população pobre, na implementação de políticas de assistência social - isto é, desde o FHC, Lula e Dilma. É perceptível o crescimento, melhorias e redução da miséria e pobreza e o acesso as políticas públicas.
Há uma melhoria econômica mas com fragilidade na cidadania e na cultura. A hegemonia é da classe dominante. O lulismo proporcionou aumento na cidadania mas as elites e seus vassalos nos municípios - no poder local - continuam nos aparelhos privados de hegemonia cimentando o pensamento conservador.
Um dos aparelhos privados de hegemonia - O CEBRAP - instituto de pesquisa ligado ao grupo de intelectuais de FHC e ao pensamento neoliberal (tais intelectuais  tem horror a tal titulação) continuam servindo, enquanto intelectuais orgânicos do capital, a permanência do domínio e busca do consentimento. Embora o discurso seja outro.  Leia o comentário de Paulo Henrique Amorin - acesse Conversa Afiada.
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2013/01/13/bolsa-familia-e-um-fracasso-no-pig/
Disse L. Althusser: "ideologia é uma representação da relação imaginária dos indivíduos com suas condições reais de existência", em Aparelhos ideológicos do Estado (2001, p. 85).
As mudanças ocorridas no Brasil exige um passo: a socialização da política e a politização social no fortalecimento de um bloco-histórico dos dominados - subalternos para que se torne grupo dirigente na construção de uma sociedade socialista.

Nenhum comentário: