Visualizações de página do mês passado

domingo, 21 de dezembro de 2008

A Igreja e homofobia: calendário dos padres e o pecado


O Vaticano divulgou um calendário de 2009 com imagens de padres italianos. Vários blogs e jornais comentaram tal publicidade como fora de propósito de um Estado - O Vaticano. As críticas cheiram o pre-conceito de pedofilia e homossexualismo no quadros da Igreja.



"Jovens do Vaticano posam para calendário"
Os bombeiros espanhóis posaram para um calendário, os jogadores de rúgbi e futebol de diversos países, mas se você pensa que só atletas e oficiais instigam o pecado, você errou. O Vaticano lançou um calendário com doze de seus jovens padres. A novidade já tem tradição, as primeiras folhinhas com as fotos dos religiosos foram publicadas em 2003. Segundo a Igreja, o objetivo da publicação é levar informações sobre o Vaticano para a população e não instigar quaisquer tipos de desejos pecaminosos. As fotos podem ser compradas em bancas de jornal nos arredores de Roma ou pela internet.Embora as justificativas da Santa Sé insistam em priorizar a informação, a seleção dos padres não é por seu desempenho intelectual e, sim, por sua beleza.
http://onne.com.br/conteudo/206840/calendario-de-padres


Comentário: joaquim


Li os comentários sobre as fotos do calendário, em sua maioria mulheres, e expressam uma visão dualista e platônica. A beleza e o belo induz a luxúria, o hedonismo,e ao pecado por isso é mal, por outro lado o feio, induz a abstinência, ascese, epicurismo, conduzindo ao bem e a Deus. A partir do conceito ocidental branco,europeu de belo reduz o religioso com tal estética como prócere de do 'incubus'. Na teoria do laxismo - o prazer provocado pelo belo, inerente a sua essência, é fugaz e parte dos limites e tolerância de Deus sobre a incompletude, e finitude do ser humano. E dizem 'vai, comete o pecado, Deus te perdoa'.

Nenhum comentário: