Visualizações de página do mês passado

domingo, 22 de março de 2009

O jornal 'Diário de Portugal' , neste domingo(22/03), afirma que Hugo Chávez já tinha assegurado que a crise mundial do capitalismo não tocaria «nem sequer num único fio de cabelo» da Venezuela, mas a verdade é que o líder acabou por ceder ao anunciar uma redução de 6,7% no orçamento aprovado para 2009. Em causa está a quebra dos preços do petróleo a nível internacional.
Segundo o jornal «El País» deste domingo, o orçamento do Estado venezuelano foi cortado em cerca de 5 mil milhões de dólares para os 72,73 milhões de dólares, em resultado de uma revisão de 60 para 40 dólares no preço médio do petróleo e uma produção prevista de 3,17 milhões de barris diários, menos 500 mil face ao projectado anteriormente.
Chávez anunciou ainda dois novos decretos presidenciais que têm como meta baixar os gastos «sumptuários» e controlar os salários na administração pública, num ano marcado pelo endividamento interno.
Para equilibrar a perda de receitas petrolíferas, o líder avançou que o IVA subirá três pontos, ou seja, dos 9% para 12%.

Comentário:

A Comunidade Europeia - por extensão Portugal - borra de medo do novo modelo econômico e político em germe na América do Sul. Com a vitória da esquerda, p.p., em El Salvador (América Central) junto com Nicaragua, agiganta a paura dos 'colonizadores'. A imprensa e mídia nas grandes corporações brasileira de mentalidade colonial replicam o medo. O desconhecido produz medo.

Nenhum comentário: