Visualizações de página do mês passado

domingo, 27 de junho de 2010

O neo-conservadorismo - notas


Política. A Folha de sábado(26/06 - cad. 2, p.4)ao comentar a troca de reunião do G20 no Canada pelo visita ao Nordeste feita pelo presidente Lula, destaca:
"Lula mantém zelo eleitoral de suas políticas ASSISTENCIALISTA (grifo nosso) e pró-pobre que marcaram seus dois mandatos." O que revela o entendimento da Folha sobre Políticas Sociais, e o combate a desigualdade social, enquanto preceito constitucional. Intervenção social junto a pobres é 'assistencialismo'. O projeto neo-conservador e neoliberal - refaz o preceito liberal de diminuição da Desigualdade com política de assistência social. O neos acreditam na visão estática da realidade - imutável, pois a ordem social, política e econômica sob dominação da classe dos de cima deve ser mantida. A história não é uma construção humana, mas sim intervenção de entes esclarecidos. Nos partidos políticos com o reducionismo ao Estado e o parlamento acreditam que tais seres (humanos) esclarecidos conduzirão ao progresso ou libertação, manutenção/mudança de ordem.
Por que na região Sul o Paraná é o único estado que mantém maior número de atendidos pelo programa social Bolsa Família (entre 18,1% a 26% da população)?
Por que é o estado mais neo-conservador?
Por que o vice de Serra será o Alvaro Dias?
Por que no Sul a intenção de voto (em dez/2009 e maio/20109 é: Dilma 20 passou para 38; Serra, 43 queda para 35?

Nenhum comentário: