Visualizações de página do mês passado

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

APRENDER 1: JOVENS METAIS E ANARCO.


Rock in Rio - 2011  - Beatriz e amigos
No Carnaval (2012), em uma chácara de lazer, festejei e descansei com filhos, sobrinhos e seus amigos, em sua maioria adeptos da música metal. O grupo composto por mais de 10 jovens (a maioria com tatuagens, des-colado, roupas com cores predominante o preto, alguns universitários nas diversas áreas e outros evadidos da escola) cujo papo rolou solto sobre concepção de mundo, sentido e sabores da vida. Para chamar (pro-vocare, vocare=chamar) a atenção provoquei: ‘a maioria dos metais tem rejeição por músicas clássica ou sertaneja de raízes’. Retrucaram, ‘quais são as evidências para tal afirmação?’ Outra rebateu, ‘eu não sou preconceituosa’. Respondi, a premissa é afirmativa particular (a ‘maioria’ e não universal ‘todos’. A origem de tal afirmação advém da experiência reflexiva e discursos entre outras pessoas de gosto musical pelo ritmo metal. Entre pro-vocação, bate, rebate, réplica e tréplica, firmou o debate dialogal. Em suma, consensuamos que a premissa é verdadeira. Declinei que os fundamentos teórico do pensamento dos metaleiros advém do anarquismo, que significa ‘anarkhos’, sem governantes, isto é, uma filosofia política cuja teoria e ação objetiva a eliminação de todas a formas de governos compulsórios e ordem hierárquica.   A anarquia rejeita toda forma de coerção, mas não significa ausência de ordem, ou apologia ao caos. Há uma diversidade de vertentes do pensamento anarquista. O elemento que os une é a ‘crença que a autoridade e a dominação em todas as suas formas são desnecessárias e perniciosas para a vida social.
O olhar de outra corrente de pensamento para o anarquismo é que esta não tem um projeto formal de sociedade. É contra (ya gobierno, yo so contra) sem proposição alternativa. Suas bandeiras de lutas são a emancipação, contra a opressão sexual, defesa do verde, desobediência civil e outros. Seus principais expoentes são Bakunin, Mahatma Ghandi.
Os jovens, em primeira mão, não auto-identificaram com o anarquismo. Em uma é saboroso discutir e aprender com jovens inteligentes.

Nenhum comentário: