Visualizações de página do mês passado

domingo, 29 de abril de 2012

Gramsci, contribuição para a esquerda: 75 anos in memorian


Gramsci - 75 anos de sua morte pelo fascismo italiano (23/04/1937)

Por que nos dias atuais sob uma profunda crise do sistema produtivo o filósofo e pensador italiano, Antonio Gramsci(1891-1937), continua sendo estudado e dialogando com as sociedades atuais? Qual é o Gramsci que está dialogando com a sociedade? O que Gramsci propos explorar como possibilidade de interpretação crítica frente à crise do capitalismo no atual período de ‘acumulação financeira’ e de modo de vida que está se desenvolvendo nas sociedades? Na complexidade da sociedade as classes sociais continuam em lutas e na relação Estado e sociedade civil qual a hegemonia possível?  
O marxismo gramsciano é instrumentalizado tanto pela direita como pela esquerda nestas sociedades como prejuízo para a construção de um sujeito histórico determinado. É utilizado como ‘clássico’ pela sociologia ou ciências sociais sem nenhum compromisso com a transformação dessa sociedade.  A produção teórica de Gramsci, escrito em ambiente sob condições adversas, visava a formação da consciência crítica e contribuir na luta contra o capitalismo rumo a uma sociedade regulada.
Gramsci pensou a crise do Estado, da democracia representativa, liberalismo, relação massa e partido, além das resultantes das contradições da acumulação capitalista, como processo multifacetado e político, de novas formas e novos sujeitos coordenados pelo compromisso de classe. O ponto de partida é a política. A política como forma de superação do modelo de Estado e de sociedade. Então o marxismo em Gramsci aparece como elemento reativador de uma teoria social tão carente nos dias atuais.
Neste sentido, ele pensa a crise não como mera derivação da dinâmica econômica capitalista, isto é um subproduto das condições de produção das sociedades nas contradições da acumulação capitalista, mas com um processo de múltiplas facetas.

O pensador político do século XX, jornalista, deputado italiano, militante político comunista foi preso(1926-1937) pela fascismo de Mussolini e no cárcere escreveu os Cadernos do Cárcere, morrendo em 23 de abril de 1937. A produção teórica de Gramsci tem a grandeza de ser luz que ilumina, corrobora na elucidação da realidade, mas não se limite a interpretar o mundo, ou ser uma orientação procedimental, mas sim em provocar um inventário, uma tomada de consciência e um agir transformador de mudança estrutural radical da sociedade.
Queremos destacar as contribuições de Gramsci sobre hegemonia possível num ambiente de conquista, avanços e contradições da(s) esquerda(s) na América Latina.

Nenhum comentário: