Visualizações de página do mês passado

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

O corpo nú e o moralismo.


A televisão pública da Dinamarca apresenta um programa sexista, em que um âncora e um amigo tecem comentários sobre o corpo nú de uma mulher. Há uma polêmica.
Tal programa revela, isto é, des-cobre a discussão sobre o corpo nú, a estética, o belo x a mercadoria, o prazer machista, competição sobre a forma. Para alguns, tal programa é ocasião de pecado, pior ainda, em uma televisão pública.
Frente ao dualismo platônico (alma-corpo; bem-mal), o moralismo medieval de setores da Igreja Católica/ Evangélicas e a civilização capitalista o corpo tornou-se o grande vilão na moral e na economia. Conforme o platonismo (Platão, 427-347 a.C) os valores universais (Bem, Verdade, Bondade, etc.) devem se impor, enquanto princípios éticos à conduta e prática. Para Santo Agostinho (354-430) o corpo é fonte do mal, o ser humano deve-se pautar pelo cuidado da alma. Na civilização capitalista, com a reificação do ser humano (MARX), o corpo tornou-se uma mercadoria, sob controle e consumo dos indivíduos.
O programa poderia apresentar também o corpo nú de homens e os comentários de homens e mulheres.
Algumas perguntas devem ser respondidas: o que é o belo? O que é o prazer?
O que é moralidade privada e pública?
Veja o vídeo do programa:
 http://www.lasexta.com/noticias/mundo/television-danesa-humilla-mujeres-programa-mas-sexista-historia_2013050300172.html
">

Nenhum comentário: