Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

VOCÊ ESTÁ AMANDO(.) (!) (?)


AMOR = אהבה = حب
Somos criaturas a não viver sozinhas. Sentir -se amado é uma necessidade. O abandono produz mágoa, ira e ódio. O conflito entre israelense e palestino, adolescente infrator e vítima, pobre x rico, periferia x centro, esposo x esposa, amado x amante, pais x filho advém das QUALIDADE e (in)COMPREENSÃO DOS RELACIONAMENTOS.
O ódio dos palestinos (organizado pelo Hamas) aos israelense surge da forma como o Ocidente (EUA, Europa e outros) relacionaram com o povo palestino árabe. A imposição do Estado Israelense em 1948 é a ponto do iceberg.
O amor é a chave de leitura - a mediação paradigmática (pleonasmo). Acima temos a tradução do termo em português(BR), hebraico e árabe.
No Ocidente, afirma Gary CHAPMAN, em 'As cinco linguagens do amor' (2006), amor e tratado como amor romântico, resíduos do platonismo judaico-cristão. Tal sentimento é mágico, obsessivo. Amar é estar apaixonado. A paixão é fruto dos sentidos. Os sentidos enganam afirmavam os racionalistas desde os séculos XVI (Descartes, et alli). O amor deve ser mediado pela Razão. Os filósofos empiristas contrapoem, todo conhecimento advém da experiência (nada há no intelecto que não tenha passado pela sensação, afirmou Aristóteles). Bom, em quem acreditar.
Será que estou amando mesmo?.

Nenhum comentário: